quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dicas do Profissional !!!!!!!

Corrida de Rua:
Crescimento no número de participantes


Na última década a procura da corrida como atividade física cresceu grandiosamente, acredita-se que este fato se deve a algumas peculiaridades como: acessibilidade à sua prática, ou seja, toda a população pode praticá-la, baixo custo e facilidade para o seu treinamento, por todas essas facilidades pode-se caracterizar a corrida de rua como atividade física popular ou de massa.
A princípio, a busca pela prática da corrida de rua ocorre por diversos interesses, que envolvem desde a promoção de saúde, a estética, a integração social, a fuga do estresse da vida moderna, a busca de atividades prazerosas ou competitivas.
Segundo SALGADO & CHACON-MIKAHIL (2006 citando Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua), as maratonas, assim como, as corridas de Rua vêm crescendo mais como um comportamento participativo, do que como esporte competitivo.
Desta Forma, podemos citar basicamente três tipos de públicos participantes das corridas de rua:

1.      Os que correm e procuram apenas seu próprio tempo e posição;
2.      Os que conferem os resultados para ver como foi o seu desempenho, de seus amigos ou apenas para descobrir o vencedor;
3.      Os diretores de provas, que vêem os resultados como dados estatísticos e de investimentos.


fonte: Corrida de rua: Análise do crescimento do número de provas e de praticantes.

            Pelas suas características, a corrida de rua pode receber qualquer praticante da modalidade, e o corredor não precisa ter necessariamente uma habilidade específica para participar. Há 10 anos, o atletismo era visto como esporte praticado, em sua maioria, por atletas profissionais. No entanto, com a profissionalização das corridas de rua e o surgimento das assessorias esportivas, a corrida vem atraindo, cada vez mais, aquelas pessoas que não se interessam pela profissionalização e que possuem poder aquisitivo maior. Um dos fortes indícios é a participação de brasileiros em provas internacionais: se em 1982, apenas 2 corredores do País foram para a Maratona de Nova York, esse número subiu para mais de 500 em 2004 (REDE BAHIA DE TELEVISÃO, 2008).
         O fato do indivíduo, ao realizar exercício e, ser confrontado diretamente com uma dificuldade física ou com um desafio psicológico e o conseguir ultrapassar com sucesso, vai provocar modificações na imagem corporal do praticante, na sua auto-imagem (BOUTCHER, 1993), bem como no seu sentido de realização. A atividade física permite, desta forma, melhorar os níveis de auto-estima, através do desenvolvimento de competências e de estratégias mais adequadas à resolução com sucesso de determinadas tarefas

Conclusão
Devemos apontar o fenômeno da crescente inserção da população as corridas às preocupações inerentes a praticas físicas. Dentre essas preocupações, podemos destacar, as relações com a adequação ao tipo de atividade e as solicitações fisiológicas específicas desta prática para cada uma das faixas etárias, o tipo de treinamento prévio realizado e a orientação médica e profissional do praticante. Em especial, o treinamento e de sua orientação tornam-se importantes para adequação das cargas de treinamento. Começar a correr sozinho pode levar o praticante iniciante a lesões severas e às vezes irreversíveis.

Referências

  1. BOUTCHER, S. Emotion and aerobic exercise. In: SINGER, R. M.; MURPHEY, M.; TENNANT, L. (Ed.) Handbook of research on sport psychology (ISSP). New York: MacMillan, 1993.

  1. REDE BAHIA DE TELEVISÃO. Corridas de rua: um fenômeno que está virando moda no Brasil. 2008. Disponível em: http://ibahia.globo.com/tvbahia/comercial/pdf/corridas_de_rua.pdf

  1. SALGADO, J. V. V.; CHACON-MIKAHIL, M. P. T. Corrida de rua: Análise do crescimento do número de provas e de praticantes. CONEXÕES, Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 4, n. 1, 2006 – ISSN 1983 – 9030 93.

Autor: Prof.Esp. Robson de Azevedo Oliveira



                                              
                           
Prof° Robson A. Oliveira
Especialista em Treinamento Desportivo - UNICAMP
CREF: 057438-G/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário